Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
ORGANIZACAO E POLITICAS GOVERNAMENTAIS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 3   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 3
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:42 - (221)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Planes nacionales de salud y mejoramiento de la organización y administración de los servicios de salud^ies.
Fonte:In: Organización Panamericana de la Salud.Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas^ies. Washington, Organización Panamericana de la Salud, sept. 1969. p.252-269^btab, ^bgraf.
Conferência:Apresentado em: Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas, Buenos Aires, 14-18 oct. 1968.
Resumo:Apresenta um resumo crítico da situação do planejamento em saúde na região das Américas, em relação aos objetivos da Carta de Punta del Este e no que concerne a: elaboração e implementação de planos; recursos humanos e capacidade instalada; serviços de saúde; atenção médica; programação hospitalar; manutenção e engenharia sanitárias; coordenação na definição de uma política de desenvolvimento e na administração dos serviços; e coordenação na prestação de serviços preventivos e curativos. Resume o trabalho realizado pela OPAS desde 1962 - no âmbito dos acordos consignados na Carta de Punta del Este -, destacando-se o desenvolvimento de metodologias úteis para o planejamento do setor e a preparação dos recursos humanos necessários, além da assistência técnica na formulação, avaliação e aperfeiçoamento de planos de saúde nos países da região. Apresenta os elementos a considerar no desenho de estratégias para o desenvolvimento dos serviços gerais de saúde e de atenção médica durante 1969-71, em que são contemplados o processo de planejamento, o melhoramento dos serviços gerais de saúde e da atenção médica, e a coordenação na concessão das prestações de serviço, em que se preconiza a integração entre prevenção e cura. No Anexo "Planes nacionales de salud y mejoramiento de la organización e administración de los servicios de salud" explicita-se o apoio da OPAS a serviços de reabilitação médica e treinamento de pessoal, e apontam-se recomendações sobre reabilitação educacional e social(AU)^ipt.
Descritores:ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
ORGANIZACAO E POLITICAS GOVERNAMENTAIS
APOIO AO PLANEJAMENTO EM SAUDE
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
AMERICAS
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/English/OD/47602.pdf
Localização:OHS/ORH - F-01 - 007

  2 / 3
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:16 - (195)
Autor:Luz, Madel Therezinha.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Capítulo IV: Políticas de saúde 1968-1974^ipt.
Fonte:In: Luz, Madel Therezinha.As instituições médicas no Brasil: instituição e estratégia de hegemonia^ipt. Rio de Janeiro, Graal, 1979. p.117-159.
Resumo:Caracteriza o período em análise pela imposição de um discurso médico assistencial privatista, assumido pelo Estado e institucionalizado. Assinala como conseqüência dessa hegemonia a expansão da estrutura hospitalar e do setor médico assalariado, este com forte orientação sindicalista, e a configuração de um novo modelo de ensino e ideologia médicas, destinado a atender potencialmente a toda a uma população. Desenha um cenário em que saber e práticas médicas são uniformizados, centralizados e concentrados, e analisa os programas e normas que considera mais representativos da conjuntura, inspirados em premissas do planejamento econômico. Define o período 1965/67 como o de introdução dos conceitos de racionalização e planejamento no campo da saúde, capitaneada pelo setor de atenção médica, em que ganha destaque o tema da formação de recursos humanos. Argumenta sobre as limitações do setor de saúde pública para implantar a nova racionalidade e a sua subordinação ao discurso assistencialista da atenção médica. Caracteriza o planejamento no campo da saúde, durante 1968-1974, em termos de unificação, centralização, concentração e extensão institucionais. Analisa o Plano Nacional de Saúde (PNS) de 1968, primeiro instrumento de âmbito nacional para a área, abordando os interesses que confluíram na sua composição; seu tom radicalmente privativista; a oposição a ele por parte do setor da saúde pública e das escolas, associações e sindicatos; as estratégias para sua operacionalização; e o contexto de seu fracasso. Indica, como frutos do PNS, os graves problemas da área de atenção médica previdenciária, que motivaram medidas reguladoras dos serviços e instituições médicas credenciados. Aponta os fatores que levaram a maioria dessas medidas ao insucesso. Aborda os elementos do cenário em que se consolida a medicina estatal privatista, entre 1972-74, seus efeitos nefastos sobre as condições de saúde da população e a criação de programas e órgãos setoriais como resposta à ...(AU)^ipt.
Descritores:ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS
POLÍTICA DE SAÚDE
SISTEMAS PREVIDENCIÁRIOS
DISSIDÊNCIAS E DISPUTAS
PREVIDÊNCIA SOCIAL
SETOR DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE
ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE
Brasil

  3 / 3
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:10 - (189)
Autor:Duque, Luis Fernando.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Relato final de la Conferencia Panamericana Sobre Recursos Humanos y Atención Médica^ies.
Fonte:In: Duque, Luis Fernando.Recursos humanos y salud^ies. Medellín, Federación Panamericana de Asociaciones de Falcultades (Escuelas) de Medicina, 1977. p.153-168.
Conferência:Apresentado em: Conferencia Panamericana Sobre Recursos Humanos y Atención Médica: EL Personal de Niveles Medio y Básico Como Factor de Cambio en los Sistemas de Salud, Medellín, 1975.
Resumo:Resumo dos trabalhos da conferência, no que se refere a: atenção à saúde; política de formação de recursos humanos para a saúde; educação continuada e avaliação; organismos de coordenação do setor saúde nos países latino-americanos; implantação de sistemas de cuidado progressivo, integral e universal de atenção à saúde; regulamentação do exercício profissional de pessoal de níveis médio e básico de saúde; e estratégias sugeridas para a efetivação de novos sistemas de saúde nos países(AU)^ipt.
Descritores:CUIDADOS INTEGRAIS DE SAUDE/rec hum
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
ORGANIZACAO E POLITICAS GOVERNAMENTAIS
Educação Profissional em Saúde Pública
SISTEMA DE SAUDE/org
AMERICA LATINA
Localização:OHS/ORH - B-01- 008



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3